Sandro H. Barros
Cargo/Ocupação: Promotor de Justiça (MPGO)
Aprovações: MPGO / MPTO
Nasci Sandro Henrique Silva Barros, em 12 de Agosto de 1980, vivi minha infância e juventude na cidade de Conselheiro Lafaiete/MG. Iniciei minha vida profissional na Drogaria Drogashopping, com 15 anos, em 1995, no entanto na vida dos concursos começou em 1998, após terminar o ensino médio. De lá até o dia 08/08/2014, foram inúmeros e incontáveis concursos.
O primeiro concurso público que prestei, curiosamente, foi para o cargo de Oficial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Nessa época, o importante era ser servidor público, ter um emprego estável, em qualquer função. Assim, consegui êxito no Concurso de Agente Censitário Supervisor, no IBGE (ano 2000), no concurso de agente administrativo do IPSEMG, de auxiliar de serviços gerais na COPASA/MG e de atendente comercial nos Correios.
Desses concursos, o primeiro a me nomear foi o IBGE. Assim, trabalhei no Censo 2000, onde conheci minha esposa. Após o Censo, em Maio de 2001, fui nomeado para trabalhar na Copasa/MG, como leiturista. Ia de casa em casa lendo os hidrômetros, tomando rala dos consumidores que me culpavam pelas altas taxas de água na residência.
Confesso que o serviço de leiturista não me agradava. Saia cedo com meu boletim de leitura, no sol, na chuva, no frio, no calor. Descobri que os cães não eram nada simpáticos à minha função. Lá permaneci por 11 meses, quando, tive oportunidade de fazer estágio remunerado em uma empresa mineradora – Ferteco Mineração S.A.
De Maio de 2002 a Dezembro de 2003, enquanto estagiava na mineradora, continuei prestando outros concursos. Todavia o tempo para estudos era escasso, uma vez que como o estágio na mina começava às 07:10h e terminava às 16:30h, tinha acordar às 05:30h para pegar o ônibus, que religiosamente passava às 06:00h no ponto.
Quando todos dormiam no trajeto entre a cidade e a mina, eu aproveitava para estudar. Lia o artigo 5º da Constituição Federal em looping infinito, porque nos concursos que prestava à época isso era o mais importante. Assim, após o fim do estágio, fui nomeado para o cargo de Oficial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (graças à decoreba do art. 5º).
Em Maio de 2004 tomei posse no cargo de Oficial do MP, momento em que conheci o Ministério Público. Aí foi paixão à primeira vista. Decidi que seria Promotor de Justiça, mas não tinha noção de quanta dedicação e disciplina me custariam.
Desde então foram 10 concursos prestados para o cargo de Promotor de Justiça no Estado de Minas Gerais!! Outros inúmeros, incontáveis prestados em outros estados (GO, RJ, SP, SC, MT, TO, ES, RR...)
Entre uma reprovação e outra, batia um desânimo, mas nada que me fizesse parar. É certo que consegui algumas poucas aprovações nesse trajeto, mas nomeações (que é o que importa!) foram poucas.
Em 2009, me tornei Sandro Henrique Silva Halfeld Barros (é isso aí, me casei e mudei meu nome) e costumo brincar: Sandro Henrique Silva Barros, foram meus pais que criaram, mas o Sandro Henrique Silva Halfeld Barros, fui eu quem inventei.
Em Maio de 2010, fui nomeado Analista do Ministério Público do Estado de Minas Gerais e, finalmente, em 08/08/2014 nomeado como PROMOTOR DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS, um sonho realizado, um objetivo alcançado, uma vitória que dedico à minha família e a todos vocês companheiros concurseiros, irmãos de luta nessa batalha solitária e incansável.
Estarei aqui como um dos professores do Mege para auxiliá-los sempre que puder.
O impossível só existe para quem acredita nele.
Confia e vai!!